O Instituto Sinergia Social constituiu-se em 2007,
Diretoria Executiva movido pelo propósito de melhorar o funcionamento das organizações, grupos, movimentos e redes que atuam na área social, ajudando a pensar, desenvolver e gerenciar suas ações de forma estruturada, solidária, estratégica e bem-sucedida. O Sinergia tem sede e foro no Município de Fortaleza, Estado do Ceará, com prazo de duração indeterminado e jurisdição em todo o território nacional.
Acreditamos na sociedade civil e no protagonismo social de suas organizações, cujos resultados e impactos se multiplicam quando unem seus esforços e atuam em SINERGIA, o que significa, em nossa visão, combinar os processos, recursos e talentos organizacionais com inteligência e dinamismo, para que os resultados coletivos gerados pela força do conjunto superem a soma das contribuições individuais de cada parte.
O Instituto Sinergia prioriza aspectos, ações, questões e demandas institucionais e comunitárias de âmbito geral, que permeiam de forma básica e recorrente o universo das entidades, grupos, movimentos, coletivos e articulações sociais, independentemente de suas temáticas, públicos, causas e perfis específicos de atuação.
Fortalecer a sociedade civil, partilhando valores e estabelecendo práticas mais solidárias, sistêmicas e sustentáveis entre suas organizações e atores sociais.
Solidariedade |
Inovação |
Transparência |
Visão Sistêmica |
Protagonismo |
Militância Institucional |
Contribuir para o desenvolvimento institucional coletivo da sociedade civil, fortalecendo a atuação, gestão e sustentabilidade das organizações sociais.
Realizar, incentivar e divulgar ações e eventos de formação, capacitação, treinamento e educação profissional, com vistas ao desenvolvimento humano e coletivo;
Democratizar o acesso e o intercâmbio de informações, oportunidades, conhecimentos e serviços sociais, aprimorando as ações institucionais de comunicação e solidariedade;
Promover a sistematização, a replicação e a aprendizagem de competências, ferramentas e tecnologia sociais, favorecendo o desenvolvimento cultural, econômico e científico;
Desenvolver trabalhos sociais de consultoria técnica e acompanhamento de entidades, grupos e movimentos, fortalecendo suas práticas de atuação, gestão e sustentabilidade;
Assessorar o funcionamento das redes, fóruns, conselhos e demais articulações que integrem a sociedade civil, melhorando seus processos de integração, cooperação e governança;
Fomentar o estabelecimento, o aperfeiçoamento e a difusão de políticas e programas de responsabilidade socioambiental junto a empresas, faculdades e demais organizações;
Apoiar o planejamento e implementação de estratégias conjuntas de união, mobilização e intervenção comunitária, valorizando o desenvolvimento local, integrado e sustentável.
O Sinergia é constituído por um quadro de 21 associados, sendo dirigido por: uma Diretoria Executiva, composta por 5 (cinco) membros, que reúnem formações e experiências relevantes e compatíveis com suas atribuições estatutárias; e um Conselho Fiscal, igualmente qualificado e representativo, formado por 6 (seis) integrantes – Lourival Almeida (Zito), André Luís e Danielle Vidal (Titulares); Josael Jairo, Isabel Sousa Raquel Honório (Suplentes). Tais órgãos foram eleitos em maio de 2013 para um mandato de 3 (três) anos.
Pablo Robles - Dir. Presidente
Administrador e concludente de Ciências Sociais. Trabalha há 14 anos com ONGs e Projetos Sociais, com histórico de atuação efetiva em 17 entidades da sociedade civil.
Verônica Maciel - Dir. de Programas e Projetos
Enfermeira. Especialista em Elaboração e Gestão de Projetos Internacionais, com ênfase na sociedade civil. Vasta experiência em gestão social de organizações e de projetos com a cooperação internacional.
José Wendel - Dir. de Desenvolvimento Institucional
Historiador e Administrador. Desde 1993 é educador de jovens e adultos; e em 2000 começou a participar de redes e fóruns. Experiência na elaboração e avaliação de projetos sociais. Trabalhou no governo e legislativo cearenses.
Eveline Mendes - Dir. de Operações e Articulações
Pedagoga e Educadora Social. Especialista em Planejamento Educacional e Avaliação da Aprendizagem. Leciona na rede pública de Fortaleza e tem desenvolvido projetos na área de formação de educadores sociais.
Milton Ferreira - Dir. de Captação de Recursos
Historiador, acadêmico de Direito e especialista em Psicopedagogia. Atua em movimentos socioambientais e desenvolve projeto comunitário de arte-educação e estímulo intelectual com crianças e jovens.
As ações, projetos e serviços do Sinergia abrangem os seguintes sujeitos, segmentos e eixos estratégicos de atuação. Nossas atividades compreendem duas grandes frentes de trabalho: os programas e projetos institucionais, voltados para públicos e intervenções de caráter mais amplo; e o Portfólio de Serviços de Capacitação e Assessoria, ilustrados mais à frente.
|
|
Empresas socialmente responsáveis; |
|
Capacitação e desenvolvimento; |
Protagonismo social e governança; |
Gestão, pesquisa e sustentabilidade; |
Comunicação, cooperação e cultura. |
Os desafios institucionais e comunitários exigem intervenções qualificadas e efetivas, capazes de somar a energia do ativismo com o rigor do profissionalismo.
Isso passa pela formação, reciclagem e aprimoramento dos profissionais, gestores, lideranças e demais atores, com ênfase na educação continuada, na construção de competências e na troca de saberes.
Propostas principais de treinamento:
Cursos de elaboração de projetos, negociação e mobilização de recursos; |
Oficinas de planejamento, gestão, comunicação e sustentabilidade; |
Formação de lideranças, gestores, voluntários, conselheiros de políticas públicas e executivos sociais. |
Boas intenções e ideias não bastam para transformar realidades. A conquista de financiamentos depende, cada vez mais, da qualidade dos projetos, das práticas de gestão e dos esforços de articulação.
Essas e outras questões institucionais estão presentes em todas as organizações sociais, por apresentarem o mesmo padrão geral de necessidades técnicas, administrativas, pedagógicas e comunicativas.
Elaboração e avaliação de projetos; |
Planejamento institucional e estratégico; |
Pesquisas e sistematização de experiências; |
Implantação de programas de voluntariado; |
Animação, cooperação e intercâmbio de Redes, Fóruns, Conselhos e Coletivos. |